Deni Zolin

Urmob é instalado em 34 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto Renan Mattos (Diário)/

O Urmob, aplicativo de monitoramento do transporte coletivo, criado e implantado em Santa Maria por uma empresa local, em 2018, está expandindo sua área de atuação. A santa--mariense i3 Tecnologia está instalando o aplicativo na capital mineira e em 33 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, além de um centro de controle e operações, que vai

monitorar os 3 mil ônibus que circulam por lá. Esse trabalho está sendo feito porque a empresa daqui foi selecionada em um programa de aceleração de startups promovido pelo governo mineiro, chamado Seed, que buscava soluções para problemas de Minas Gerais.

A i3 Tecnologia venceu a disputa na categoria Como Tornar a Fiscalização do Transporte Público Mais Eficiente, pois já havia criado e colocado em prática o Urmob em Santa Maria, tendo a solução que atendia às necessidades dos mineiros. Essa experiência em Minas Gerais poderá abrir portas para a empresa santa-mariense fechar negócios com outras grandes cidades brasileiras.

Além de triplicar e gerar 240 empregos durante a pandemia, app de delivery abre 29 vagas

Até novembro, o aplicativo será disponibilizado para os moradores dessas 34 cidades mineiras, e também já estará em operação o Centro de Controle e Operações, que dará condições do governo de lá monitorar a situação de todos os ônibus, verificando atrasos, adiantamentos e se os motoristas cumpriram o horário, entre outras funcionalidades. 

Segundo Cristiano Silveira dos Santos, diretor da i3 Tecnologia, a implantação do sistema está sendo mais rápida em Minas porque os 3 mil ônibus de lá já tinham GPS, mas o poder público usava poucas informações geradas pelos geolocalizadores. Com o Urmob, os dados são captados e transformados em relatórios e painéis que ajudam na gestão do sistema de transporte coletivo. Além disso, ele oferece o aplicativo para que os passageiros possam saber detalhes das linhas de ônibus e a localização exata do próximo ônibus que ele precisa pegar, com estimativa de tempo de chegada do veículo até a parada onde o usuário está aguardando.

- Começamos o Urmob em Santa Maria e, agora, vamos abranger 3 mil ônibus na Região Metropolitana de BH, com 10 vezes mais ônibus do que Santa Maria. Aqui, temos 26 mil usuários do aplicativo, e acreditamos que vamos passar para 100 mil com a implantação em Minas - diz Cristiano.

Ele lembra que a vantagem para Santa Maria é que a empresa vai implantar aqui as melhorias e atualizações do aplicativo que foram feitas por causa das necessidades que surgiram em BH.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

12 entidades empresariais divulgam nota em apoio a Luciano Schuch Anterior

12 entidades empresariais divulgam nota em apoio a Luciano Schuch

Polêsine instala réplicas dos dinossauros mais antigos do mundo Próximo

Polêsine instala réplicas dos dinossauros mais antigos do mundo

Deni Zolin